SOBREPESO E OBESIDADE
Foram divulgados dados da Pesquisa de Vigilância dos Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas de 2018, feita por entrevista telefônica. Atualmente 55,7% da população está acima do peso. Em 2006, ano em que o Ministério da Saúde começou a pesquisa, 42,6% da população estava acima do peso. Destes, 19,8% já estão em níveis de OBESIDADE pelo IMC. Ou seja, UM em cada CINCO brasileiros está OBESO. O levantamento também identificou que 38% da população pratica pelo menos 150 min de atividade física por semana, e há 10 anos esse dado era de 30%.
O consumo diário de frutas e hortaliças aumentou, e o consumo regular de refrigerantes e sucos artificiais entre adultos reduziu pela metade! Muito importante é considerar Obesidade uma DOENÇA CRÔNICA E RECIDIVANTE, que necessita de auxílio médico para tratamento. Precisamos parar de julgar, estigmatizar o obeso, dar opinião sobre aquilo que não se conhece, pouco ajuda.
Não podemos dizer que 55,7% da população sofre de “falta de vergonha na cara” ou “preguiça”. Apesar da melhora do sedentarismo ou de hábitos alimentares, a incidência de obesidade aumentou. Muito se estuda para entender os fatores biológicos da obesidade, e nos últimos anos o tratamento medicamentoso passou a ser extremamente seguro e eficaz!
Procure seu endocrinologista