HIPOGONADISMO
Mudanças no humor, tristeza, depressão, diminuição da disposição e da sensação de bem-estar, Diminuição de concentração e memória, queda de pelos, ginecomastia, distúrbio de sono, osteoporose e fraturas, obesidade visceral, diabetes, resistência insulínica, diminuição da massa muscular, infertilidade, perda da libido e dificuldade de ereção.
As células de gordura (tecido adiposo) produzem hormônios inflamatórios que reduzem a produção de LH, que por sua vez deveriam estimular o aumento da testosterona. Aromatase é uma enzima presente no tecido adiposo que transforma testosterona em hormônio feminino. Quanto mais gordura, mais aromatase e maior é essa transformação.
A reposição de testosterona, quando bem indicada e acompanhada por um Endocrinologista, reverte a maioria desses sintomas, é segura e pode ajudar inclusive a diminuir a mortalidade de pacientes diabéticos.
Que fique claro que estamos falando de pacientes que devem tratar uma deficiência, e não do uso indevido e destemido, extremamente perigoso e reprovável em indivíduos com finalidade puramente estética e em busca de performance!