JEJUM INTERMITENTE
Podemos dividir o Jejum Intermitente em 3 protocolos básicos:
– JEJUM EM DIAS ALTERNADOS: nos dias em que é feito jejum, reduz a quantidade de calorias em < 25% da ingestão diária necessária, e nos outros dias alimentação sem restrição
– JEJUM INTERMITENTE DE HORÁRIOS: por exemplo, alimenta-se por um período de 8h e nas outras 16h do dia não
– JEJUM PERIÓDICO 5:2: em dois dias da semana ingere-se <500kcal por dia, nas outras alimentações à vontade.
Todos são eficientes para perda de peso, pois ocorre uma redução global da ingesta calórica na semana ou mesmo no mês. Porém, a adesão não é fácil, o paciente tem que ter um padrão alimentar que já se encaixe em algum dos protocolos, senão há alto índice de desistência. Há estudos que mostram superioridade em redução de LDL, triglicerídeos, redução da sensação de fome e aumento da saciedade. Há também dados interessantes sobre redução de citocinas inflamatórias, aumento da expressão de genes relacionados à longevidade.
Não há redução significativa de massa magra, em comparação com outras dietas, se feito com orientação médica e nutricional, além da realização concomitante de exercícios físicos de resistência. Em pacientes diabéticos a realização de JI mostrou conseguir reduzir a quantidade de medicamentos utilizados por dia, sendo uma estratégia eficaz para otimizar seu controle a longo prazo. Procure seu médico e veja se essa é uma estratégia útil e possível para você.